A presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro, confirmou no início da noite desta sexta-feira (24) parceria firmada com a categoria e a GT Pro Brasil para a temporada automobilística de 2014. O acordo prevê que os eventos da categoria dos caminhões mais rápidos do mundo passem a oferecer, também, o atrativo das corridas dos carros de gran turismo, que terão seu campeonato com subdivisão nas classes GT3, GT Premium, GT4 e R18.
A GT Pro Brasil vai integrar a programação da F-Truck em seis de suas dez etapas, nos autódromos de Interlagos (SP), Goiânia (GO), Cascavel (PR), Guaporé (RS) e Brasília (DF), além da etapa no Rio Grande do Sul que tem como opções de realização as pistas de Tarumã e Santa Cruz do Sul – a decisão entre uma das duas é aguardada para os primeiros dias de fevereiro. As etapas da GT Pro Brasil serão desenvolvidas em rodadas duplas.
Desta forma, a temporada da GT Pro Brasil terá início no dia 18 de maio em Interlagos, na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. “Esse deverá ser um ano difícil para o automobilismo em termos gerais. Então nada melhor que somar, unir forças e fazer acontecer”, comentou Neusa, após a reunião desta sexta com Alex Fabiano Silva, que representou a categoria de GT nas negociações que levaram à confirmação da parceria.
A presidente da Fórmula Truck prevê eventos ainda mais movimentados com a chegada da GT Pro Brasil. “Vai ser uma loucura, no sentido positivo do termo. O nosso público, historicamente, já tem lotado os autódromos, a GT Pro também tem um público considerável. Esse vai ser um dos desafios que vamos enfrentar juntos. Tenho uma grande simpatia pela GT, estive em várias corridas deles. No geral, vai ser um espetáculo muito bonito”, prognosticou.
Dividir a programação com categorias automobilísticas de turismo não é novidade para a Fórmula Truck. De 2009 a 2011 a categoria teve seis eventos conjuntos com a argentina Top Race V6 – foram três no autódromo de Buenos Aires e três em Interlagos. “Trazer uma categoria de fora é mais difícil, o nosso público, em geral, conhecia bem pouco a Top Race V6. A GT Pro é diferente, é uma categoria que também tem um público fiel”, observou Neusa.
As corridas de GT no Brasil tiveram início em 2007, em um campeonato composto por cinco rodadas duplas. O Campeonato Brasileiro de Gran Turismo teve sequência até 2012. No ano passado, conduzida à chancela da Codasur (Confederación Deportiva Automovilística Sudamericana), a categoria passou a ser denominada Campeonato Sudamericano. A GT Pro Brasil terá regulamento técnico independente das séries internacionais.
A gestão da GT Pro Brasil estará a cargo dos pilotos Marçal Melo e Alex Fabiano e de Johnny Weisz. “O que a Neusa fez pela GT Pro Brasil representa nada menos que o renascimento da categoria”, considerou Melo, manifestando a expectativa de que a primeira rodada dupla do campeonato, em Interlagos, tenha 18 carros no grid. “A categoria vinha num momento difícil, a oportunidade que a Fórmula Truck nos abriu nos garante vida nova”.
CALENDÁRIO DA FÓRMULA TRUCK PARA 2014
16 de março – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Caruaru (PE)
13 de abril – Autódromo Internacional de Curitiba/Pinhais (PR)
18 de maio – Autódromo José Carlos Pace/São Paulo (SP)
8 de junho – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Goiânia (GO)
20 de julho – Autódromo Zilmar Beux/Cascavel (PR)
17 de agosto – Rio Grande do Sul*
14 de setembro – Argentina**
12 de outubro – Autódromo Internacional Dr. Nelson Barro/Guaporé (RS)
2 de novembro – Autódromo Internacional Ayrton Senna/Londrina (PR)
7 de dezembro – Autódromo Internacional Nelson Piquet/Brasília (DF)
* Autódromo internacional de Tarumã, em Viamão, ou Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira, em Santa Cruz do Sul / ** Autódromo Internacional Juan y Oscar Gálvez, em Buenos Aires, ou Autódromo de Termas do Rio Hondo, em Santiago del Estero
___________________________________
Texto: Grelak Comunicação
Fotos: Orlei Siva e Fernanda Freixosa